Espiritualidade

Sabe qual é o simbolismo de um sapo?

Sabia que quando um sapo pula em sua direção, pode indicar que agora é o momento para procurar novas oportunidades?

Quando um sapo pula em sua direção, pode indicar que agora é o momento para procurar novas oportunidades. Continue a ler e descubra o simbolismo, mitos, superstições e lendas sobre os sapos.

ossaposebruxaria.jpg

A mudança ou transição do sapo no seu ciclo de crescimento é muito simbólica, tornando este animal dotado de um simbolismo muito forte. O sapo sofre transformações incríveis para chegar ao destino da vida adulta completa. O sapo compreende como é sofrer algumas graves dores de crescimento, por isso é um animal ou símbolo fantástico para adolescentes e jovens adultos, que se esforçam para encontrar o seu lugar na sociedade.

Simbologias do Sapo

O sapo simbolizava a fertilidade, a abundância, a riqueza, a prosperidade, a boa sorte, o êxito, a força, a coragem, a morte, a bruxaria e a magia. Na prática é mais conhecido por simbolizar:

  • Sorte
  • Pureza
  • Renascimento
  • Renovação
  • Fertilidade
  • Cura
  • Metamorfose
  • Transições
  • Sonhar
  • Oportunidades

Mitos, Superstições e Lendas

Considerado em todas as mitologias como um elemento masculino. Os sapos têm sido símbolo de prosperidade, saúde e abundância em algumas culturas; e de fertilidade noutras.

Na alquimia, traz o simbolismo da prima-matéria que sofre uma transformação, sendo que exprime a cobiça desenfreada que costuma “afogar” a pessoa no seu próprio excesso. No entanto, no cristianismo o sapo simboliza a evolução espiritual, na medida em que possui o seu ciclo de vida metamórfico divididos em três estágios: ovos, girinos e adultos. Além disso, na arte cristã o sapo simboliza a Santíssima Trindade.

Por outro lado, os irlandeses acreditam que os sapos são parentes dos leprechauns e são capazes de pregar partidas ás pessoas. Os Mojave, nativo-americanos do Sudoeste dos EUA, acreditam que o sapo carrega um pedaço de madeira na boca e trás fogo para os humanos. O sapo é um antigo símbolo Egípcio, adotado depois pelos Romanos por causa das conquistas de território. A deusa Hekt (com cabeça de sapo) é símbolo de nascimento e fertilidade, e posteriormente, ressurreição.

Lendas da China e da índia, dizem que o mundo descansa nas costas de um sapo de três pernas gigante. Quando ele se move, é a causa dos terremotos. Na China, o sapo de três pernas era o animal de estimação do imortal Liu Hai, deus chinês da boa saúde. Este sapo é símbolo de riqueza e é sempre retratado com uma moeda de ouro na boca. Diz a lenda que ele é capaz de transformar o alimento em ouro.

Para os índios o sapo tem grande prestígio. São apreciados por prenunciar a chuva e pelos seus poderes de limpeza e purificação. Diz-se que certos objetos e imagens, curam absorvendo literalmente a doença, que passa da pessoa para eles. Como os sapos comem aranhas, crê-se que podem combater o mal e os venenos. Partes do seu corpo eram usadas em poções mágicas e feitiços.

Uma das lendas mais conhecidas na Amazónia é sobre os muiraquitãs feitas pelas icamiabas (mulheres sem marido) ou amazonas- guerreiras. Conta-se que uma vez por ano as guerreiras escolhiam índios de aldeias vizinhas e, após uma noite de amor, elas mergulhavam num lago, para ir buscar pedras verdes com as quais faziam os muiraquitãs. O objeto era dado de presente ao índio, que o usava como amuleto, pendurado no pescoço. Acredita-se que os muiraquitãs trazem sorte e têm poder de cura. Eles geralmente ganham forma de animais como jaboti, peixe e especialmente sapos. 

Voltar
Imagem de fundo das notícias em destaque

Relacionados

Também poderá gostar de ler

Sila Tarot
Bem-vindo à Sila Tarot! Precisa de ajuda?
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.