Espiritualidade

O que é o Yule?

Conheça a comemoração do solstício de inverno, que se assemelha ao Natal dos nossos tempos. 

O Yule é uma das comemorações principais que divide o calendário dos Sabás. São celebradas oito datas básicas que são os solstícios e os equinócios e mais quatro festividades. Um sabá é um conciliábulo de bruxos e bruxas que, segundo superstição medieval, se reunia no sábado, à meia-noite.

holly-7602422-12802.jpg

Comemora-se no solstício de inverno, entre o dia 20 a 23 de dezembro no hemisfério do norte e dia 21 de junho no hemisfério do sul, é a noite mais longa do ano e comemora o nascimento de Deus. Foi a primeira festa sazonal, considerada uma celebração de luz, é até hoje considerada o início da roda do ano por muitas tradições Pagãs.

Na antiguidade, eram feitos ritos pagãos de fertilidade e de adoração ao Sol. Os Wiccas despedem- se da Grande Mãe e celebram o amor, as realizações do ano que passou e a união da família. Quando os dias ficavam mais frios, acendiam velas e fogueiras e reuniam-se com banquete, dançavam, cantavam e decoravam as suas casas. 

Estas tradições em muito se assemelham ao Natal, onde são  ainda usadas as cores vermelha, verde e dourada (as mesmas do Pai Natal).

Originalmente, embora Yule seja o nome do solstício de inverno, é um tronco de árvore (possivelmente parecido com um tipo de pinheiro) - que também pode ser visto entre os elementos que englobam o Natal. Isto também acontece com outros elementos, tais como:

Cipreste

Simboliza a renovação e renascimento, acreditava-se que tinha poder sobre a morte e encorajava o retorno do sol.

Azevinho

Acreditava-se que espantavam espíritos, e, por isso, serviam de decoração. As folhas simbolizam esperança e as bagas vermelhas potência.

Visco

Eram pendurados nas portas para proteção contra os males e usado como amuleto de fertilidade. As folhas verdes simbolizam a fertilidade da Deusa Mãe e as bagas bancas a semente do Deus da Floresta.

Árvore

Representa a árvore da vida e eram adornadas com elementos naturais, como pinhas, frutas e bagas, símbolos sagrados para os deuses.

Voltar
Imagem de fundo das notícias em destaque

Relacionados

Também poderá gostar de ler

Sila Tarot
Bem-vindo à Sila Tarot! Precisa de ajuda?
Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.