Espiritualidade

A Cruz de Caravaca

Desde tempos imemoriais, a humanidade tem sido fascinada por objetos de significado sagrado e poder espiritual. Um desses objetos é a Cruz de Caravaca, uma relíquia venerada e reverenciada por séculos.

A cruz de Caravaca, pela sua forma - com dois braços horizontais - é a típica cruz patriarcal, a denotar a sua origem oriental. Foi ao que parece, mesmo originalmente, um relicário cruciforme, contendo um fragmento do verdadeiro lenho - uma relíquia da Santa Cruz de Cristo. É, assim, uma "Vera Cruz".

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Caravaca é uma antiga cidade do interior da Espanha. A história de Caravaca é formada de episódios ricos que estão registados. Porém, o facto lendário perdurou e a Igreja não abre mão do mágico aparecimento da Cruz de Caravaca, tendo-o como real, verídico e milagroso.

A devoção à Santa Cruz de Caravaca, no santuário homónimo em Múrcia, na Espanha, e em toda a Europa, esteve muito difundida nas Idades Média e Moderna. Também a narrativa legendária sobre o seu transporte maravilhoso, ligado à conversão de um taifa mourisco, é tradicional. Grandes santos, como Santa Teresa de Ávila prestaram-lhe devoção, estando a cruz que lhe pertenceu num convento carmelita da Bélgica.

 

A História da Cruz de Caravaca

No ano de 1231, reinava na Espanha o rei Abu Zeyt, conhecido como Muhammad ben Yaquib. Em Caravaca, na fortaleza maior, Muhammad mantinha prisioneiros, um grupo de cristãos, suspeitos de tramarem contra os invasores.

Entre o grupo, de aproximadamente quinze pessoas, encontrava-se, incógnito, um sacerdote de nome Gines Perez Chirinos que ministrava aos seus companheiros o conforto da religião. Estas práticas foram descobertas pelos guardas e chegaram aos ouvidos de Muhammad que, interessado, mandou vir à sua presença o religioso prisioneiro, para conhecer as suas atividades e descobrir se estava a ser arquitetada a insurreição.

Várias foram as audiências mantidas com Muhammad, que ficou impressionado com o religioso a ponto de se interessar pela atividade de sacerdote, o que significava a celebração da Santa Missa. Chirinos viu a oportunidade, não exatamente de melhorar a sua situação como prisioneiro, mas a de preparar a alma do Rei para uma utópica conversão ao Cristianismo.

Certo dia, Muhammad pediu a Chirinos que lhe explicasse o mistério da Eucaristia. Chirinos objetou de que não poderia fazer o desejo do Rei, porque não dispunha dos elementos necessários para celebrar o ato sagrado. Muhammad, julgando que Chirinos não desejava satisfazer a sua curiosidade, irritou-se, recomendando severidade no tratamento dos prisioneiros.

Com o passar dos dias, a curiosidade e talvez o toque espiritual divino, passaram a preocupar o Rei ao ponto deste perder a tranquilidade. Mandou vir, novamente, à sua presença Chirinos que se apresentou num lastimável estado de penúria e sofrimento. Muhammad, com palavras suaves, tornou a pedir ao sacerdote que celebrasse a Missa e que fizesse uma relação de tudo quanto necessitaria para o ato. Comovido, Chirinos foi enumerando todos os objetos necessários e pediu um local apropriado. Foi escolhido um recanto da fortaleza, próximo à torre, que foi limpo, ordenado e preparado para a instalação de um altar.

Quando Chirinos recebeu os elementos que havia solicitado, foi fácil verificar que tinham sido retirados dos altares das igrejas, resultando, assim, numa visível profanação. Assim, Chirinos negou-se a prosseguir com a sua tarefa, pois, o que havia sido profanado, não poderia servir ao sacrifício. Muhammad então exigiu de Chirinos o prosseguimento dos preparativos, sob pena de serem os seus companheiros de cárcere torturados até a morte. Sem outra alternativa Chirinos prosseguiu.

Chirinos havia montado o altar, preparado o vinho e o pão e treinado dois companheiros de prisão para servirem como acólitos, todos devidamente trajados de conformidade com os costumes da Igreja. O sacerdote estava comovido.

O Rei mandou chamar os seus amigos e familiares e dispôs-se com grande atenção e emoção a presenciar o ato máximo de uma 'Magia' Cristã. Foi naquele preciso momento de expetativa que Chirinos se deu conta de que se tinha esquecido de pedir o elemento principal: uma Cruz! Notando o nervosismo de Chirinos, e vendo as lágrimas nos seus olhos, Muhammad perguntou o que estava a acontecer.

Muhammad exigiu saber saber o que significava a Cruz e porque era imprescindível a presença daquele símbolo. O local onde se encontravam era iluminado pela luz solar que penetrava através de uma abertura sobre o Altar. Chirinos vendo frustrado seu trabalho e temendo ser castigado como ameaçara o Rei, com palavras confusas e balbuciantes tentou descrever a Cruz. Muhammad, com o olhar posto na abertura sobre o Altar, apontou com as mãos para ela e com voz embargada pela emoção: "É isso aí, a Cruz?" Chirinos acompanhou o gesto de Muhammad e viu assomarem pela janela dois anjos luminosos, trazendo em suas mãos uma Cruz !

A Cruz, que tinha um formato curioso, uma composição da Cruz Latina com Tau, revestida de pedraria, toda de ouro, foi colocada pelos anjos, no seu devido lugar, sobre o Altar. Um dos Anjos disse que a Cruz era parte da Cruz do Calvário. Todos tinham os seus olhares fixos na Cruz e não perceberam como os Anjos desapareceram. O silêncio era comovente. Chirinos, como que possuído por uma força estranha, começou a celebrar. Muhammad, os seus familiares e todos os presentes, converteram-se naquele momento ao Cristianismo.

Todos os prisioneiros foram libertados e aquela fortaleza foi transformada em Igreja. Misteriosamente, no dia 14 de Fevereiro de 1934, a Cruz desapareceu.

 

Os milagres da Cruz de Caravaca

Desde a sua aparição, sucederam-se inúmeros milagres, fazendo a devoção à Cruz de Caravaca conquistar fiéis no mundo inteiro. Este poderoso amuleto passou a ser adotado também pelos cruzados, templários e missionários como símbolo de proteção. Esotéricos e bruxos também a usam nos seus rituais.

Com a expansão colonial espanhola, a devoção à Cruz de Caravaca espalhou-se por todo o mundo hispânico, constando ainda que chegou ao Brasil trazida por Martim Afonso de Souza. Os grandes divulgadores foram os jesuítas, que a levaram até à Alemanha e Polónia, e, provavelmente, às Missões Jesuíticas dos sete povos, onde ainda existe - em São Miguel das Missões - um grande exemplar em pedra, ali conhecido como "Cruz Missioneira".

A Cruz de Caravaca é eficiente para curar toda a classe de doenças como também inúmeras práticas para libertação de feitiços e encantamentos, como bênçãos e exorcismos. De acordo com a cultura popular e influências diversas, a Cruz de Caravaca pode adquirir outros nomes: Cruz das Missões, Cruz de Lorena, Cruz de Borgonha, Cruz de São Miguel, Cruz Missioneira.

O seu significado continua a ser de proteção e é usada em forma de relíquia peitoral ou pedestal. Os dois braços representam a distinção arquiepiscopal ou patriarcal. Popularmente os dois braços significam fé redobrada.

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